Área vestibular Região anterior às fossas nasais a qual aquece lubrifica e comunica as vias respiratórias com o meio externo. Nesta região a mucosa vestibular é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e possui lâmina própria rica em fibras de colágeno que confere resistência.
Área respiratória sua maior parte apresenta-se revestida por epitélio típico respiratório, epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. A produção de muco e o batimento ciliar são responsáveis pela eliminação das impurezas e lubrificação das vias.
Área olfatória apresenta-se revestida por um epitélio especializado na captação de estímulos olfativos. A população celular do epitélio que reveste possui células nervosas bipolares que captam estímulos olfatórios e glândulas de bowman que faz a limpeza da superfície das células nervosas, nessa região encontramos células cilíndricas ciliadas e células arredondadas basais.
Traqueia
A traqueia é revestida por um epitélio pseudoestratificado cilíndrico (seta verde) ciliado (seta preta) com células caliciformes (seta azul). As células estão apoiada em uma lâmina basal (seta amarela) de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas e logo abaixo se encontra glândulas seromucosas cujo ducto desemboca na a luz traqueal. Encontram-se peças de cartilagem hialina em forma de C que são revestidos por pericôndrio e são unidas posteriormente por ligamentos fibroelásticos e feixes de músculo liso. Possui uma túnica adventícia de tecido conjuntivo frouxo que faz a união deste órgão aos demais órgãos vizinhos.
Brônquios
É semelhante à traqueia, visto que este é continuação do tubo traqueal, constituído por epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado à epitélio simples cilíndrico com células caliciformes. Assim como a traqueia possui uma lamina basal formada de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas e feixes de músculo liso dispostos em espiral. Apresentam glândulas seromucosas que desemboca na luz brônquica e placas de cartilagem hialina que aparecem com ilhas entre a camada de tecido conjuntivo e por fim a túnica adventícia.
Bronquíolos
É formado por um epitélio cilíndrico simples ciliadoinicialmente e passa a cúbico simplesintermitentemente ciliado. Essas células estão sob uma lamina própria de tecido conjuntivo frouxo e uma camada de tecido muscular liso muito desenvolvida e disposta em helicoidal.
Bronquíolos respiratórios
São revestidos por epitélio cúbico, situado sobre tecido conjuntivo fibroelástico e musculatura lisa, esse segmento caracteriza-se por apresentar alvéolos em suas paredes.
Alvéolos.
São sacos revestidos por epitélio simples sustentados por um tecido conjuntivo rico em fibras elásticas e supridos por capilares fenestrados. A parede comum entre dois alvéolos é os septos alveolares.
Sacos alveolares
É um grupo de alvéolos que se abrem em um espaço comum.
Pleura.
É uma camada serosa que reveste os pulmões: é um mesotélio de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas.
bookmarked!!, I love your site!
ResponderExcluirCheck out my web-site ... The adorable stockings upskirt on my cam
Spot on with this write-up, I honestly believe this website needs much more attention.
ResponderExcluirI'll probably be returning to read through more, thanks for the info!
Feel free to visit my web page :: Lia 19