quarta-feira, 27 de junho de 2012

SISTEMA SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO

SISTEMA SIMPÁTICO

O sistema Simpático se origina na medula espinhal a nível toracolombar pelas raízes ventrais e contêm nervos pré-ganglionares curtos e pós ganglionares longos esse sistema atua sobre a Adrenalina. Exemplos de como funciona o sistema simpático podemos citar a dilatação da pupila, o aumento da frequência cardíaca, estimula a liberação de glicose pelo fígado, ejaculação, a contração da bexiga, relaxa os brônquios, inibe a produção de saliva etc. 
A glândula adrenal é uma exceção desse sistema autonômico, pois alguns axônios pré-ganglionares simpáticos estendem até a medula adrenal que faz sinapses com axônios pós-ganglionares rudimentares que são na verdade as células secretoras da medula adrenal. 
http://www.wikinoticia.com/images2//demedicina.com/wp-content/uploads/SISTEMA_thumb.jpg

A secreção desses neurônios é deixada na corrente sanguínea que é levada à outras partes do organismo funcionando como um verdadeiro hormônio em outros tecidos do corpo. Diz-se que esse sistema contém um efeito catabólico e o mediador químico nas sinapses desse sistema e a Noroadrenalina e Adrenalina sendo então chamdos de sinapses Adrenérgicas.

SISTEMA PARASSIMPÁTICO

Esse geralmente possui axônios pré ganglionares longos e pós-ganglionares curtos e deixam a medula através de alguns nervos sacrais sendo então chamado de sistema craniossacral os axônios pré-ganglionares longos passam aos gânglios parassimpáticos dentro ou próximo ao órgão alvo, ainda. Seus reflexos no organismo apresenta na contração da pupila que faz a diminuição da intensidade da luz na retina, ereção, estimula a vesícula biliar, promove a salivação, estimula atividade do estômago e do pâncreas, contrai os brônquios   reduz os batimentos cardíacos, etc. 
Os neurotransmissores desse sistema é a acetilcolina, que é encontrada em todos os gânglios autonômicos parassimpáticos, desencadeando uma sinapse Colinérgicas é considerado um sistema anabólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário